LABRE-RJ

Código do Radioamador

Código do Radioamador

Primeiro:    O radioamador é atencioso e ponderado… conscientemente ele jamais usará sua estação para prejudicar a atividade dos demais colegas ou de alguma forma que possa diminuir-lhes a satisfação em operar.

Segundo:   O radioamador é leal… ele oferecerá sua lealdade, encorajamento e apoio a seus companheiros, ao seu radioclube local e à sua liga nacional, através da qual o radioamadorismo é representado.

Terceiro:    O radioamador é progressista… ele manterá sua estação no nível do conhecimento científico, conservando-a bem instalada e eficiente. Sua prática operacional deverá ficar acima de qualquer censura.

Quarto:       O radioamador é amistoso… transmitir lenta e pacientemente, quando solicitado; aconselhar amigavelmente e orientar o principiante; prestar gentil assistência e colaboração; considerar e cooperar com o interesse alheio – estas são as marcas do espírito radioamadoristico.

Quinto: O radioamador é equilibrado… o rádio é seu hobby. Ele nunca permitirá que o seu passatempo interfira em quaisquer de seus deveres e obrigações domésticas, profissionais, escolares ou que tenha para sua comunidade.

Sexto:         O radioamador é patriótico… a sua estação e o seu conhecimento estarão sempre disponíveis e à serviço do seu país e de sua comunidade.

* Concebido originalmente em 1928 pelo radioamador norte-americano Paul M. Segal, W9EEA, este código foi adotado como oficial, em escala mundial, por votação unânime, pela X Assembleia da IARU – Região II, realizada em 1989, em Orlando – Flórida.

Referência
HALÁSZ, Ivan T. Handbook do radioamador, EDUSP, São Paulo, 1993.

error: Content is protected !!